EREDITÀ SARDA
Projeto alicerçado em
Memória, Identidade e Futuro
Acervo de Herança
Preservando a Cultura dos Imigrantes Italianos da Sardenha no Brasil

O projeto cultural “Eredità Sarda" tem como objetivo a doação de livros e publicações em língua italiana para a formação de acervos em escolas públicas brasileiras, localizadas em regiões com expressiva presença de descendentes de imigrantes italianos oriundos da Sardenha.
​
A iniciativa prevê a disponibilização de obras de literatura geral, materiais paradidáticos, dicionários, além da assinatura de jornais e revistas publicados em italiano. A proposta visa promover a valorização da cultura, da história e do idioma herdados por meio da imigração sarda, fortalecendo o vínculo das novas gerações com suas raízes.
​
Nesta primeira etapa, o projeto será implementado em dez cidades brasileiras, contemplando as comunidades com forte ligação histórica e cultural com a imigração sarda.
Pontos de Atuação e Desdobramentos do Projeto
O projeto contempla diferentes frentes de atuação, entre elas:
​
LÍNGUA DE HERANÇA
Implantação e fortalecimento de bibliotecas escolares e salas de leitura; incentivo ao ensino da língua italiana como língua de herança; formação de grupos de estudo voltados à cultura sarda nas comunidades locais; e oferta de atividades de capacitação aos professores por meio de palestras e encontros online.
​​
PATTO DI GEMELLAGGIO
Promover o intercâmbio acadêmico e cultural com instituições na região da Sardenha, ampliando as oportunidades de diálogo, colaboração, valorização do patrimônio imigrante e tratados bilaterais, entre as cidades-irmãs (gemellaggio) brasileiras e italianas.


