EREDITÀ SARDA
Projeto alicerçado em
Memória, Identidade e Futuro
Sobre o projeto
Trata-se de uma iniciativa voltada à valorização da identidade e à difusão da cultura sarda nas principais cidades brasileiras que concentram descendentes de imigrantes italianos oriundos da ilha da Sardenha.

A proposta visa à formação de acervos em escolas públicas brasileiras localizadas em regiões com expressivo histórico de imigração italiana oriunda da Sardenha, promovendo a valorização da cultura, da história e do idioma herdados dessa diáspora.
​
A fase inicial do projeto contemplará dez cidades brasileiras que desempenharam papel relevante no processo migratório, cada uma dessas localidades apresentam características socioculturais distintas, mas compartilham a forte presença de descendentes de imigrantes sardos.
​
Trata-se de uma ação que busca reconhecer e valorizar essas comunidades por meio de um repertório expositivo das múltiplas referências que compõem a identidade sarda — tanto histórica quanto contemporânea — nas diversas áreas do saber e do fazer.
A iniciativa pretende ainda fomentar o engajamento das novas gerações, incentivando a integração cultural e a possibilidade de futuros intercâmbios socioculturais voltados à difusão da produção artística e linguística "entre os dois mundos".
Sobre a iniciativa

Walter Ramos
coordenação do projeto
Profissional com experiência na gestão de projetos culturais e educacionais, com atuação na área técnica, docente e gerencial em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Com formação em Eletrônica, pós-graduação em Administração Pública e qualificação como Agente Cultural, possui sólida base para iniciativas de cooperação na área cultural.
​
Desde 1999, concebe e executa projetos de grande alcance, como exposições itinerantes, festivais de música erudita, ações de formação de público e programas educativos integrados à cultura. Entre os destaques estão os projetos "Lasar Segall – Exposição Digital"; "Arte Concreta Paulista" no Centro Universitário MariAntonia/SP; "Evgen Bavcar" no Sesc/SC e SJC, e Itaú Cultural/SP; e "Monumentos de São Paulo", todos realizados com apoio de patrocinadores relevantes como Petrobras, Bradesco, CPFL, Siemens, Votorantim, Gerdau e SESC.
​
Com cidadania italiana e descendência sarda, reside no noroeste da Ilha da Sardegna e com disponibilidade para viagens, está apto a fomentar redes culturais entre Brasil e a Sardenha, promovendo visibilidade e novas parcerias por meio da cultura e acordos entre cidades-irmãs (gemellaggio).
​


